top of page

Ansiedade e medo

Foto do escritor: QSP FORMULASQSP FORMULAS

ANSIEDADE E MEDO

Segundo o DSM-5 (Manual de Diagnóstico e Estatística dos Transtornos Mentais), os transtornos de ansiedade são aqueles que compartilham características de ansiedade e medo excessivos, assim como perturbações relacionadas ao comportamento.

Desse modo, o medo pode ser considerado como a resposta emocional às ameaças iminentes reais e/ou percebidas. Já a ansiedade consiste na antecipação de uma futura ameaça.


O medo está relacionado a períodos de excitabilidade aumentada, necessária para fugir ou lutar, e está associado a pensamentos e comportamentos com a finalidade de escapar de algumas situações.

Dentre os transtornos de ansiedade, os ataques de pânico se destacam como um tipo específico de resposta ao medo.

COMO CONTROLAR A ANSIEDADE

A ansiedade pode ser controlada quando descobrimos os gatilhos mentais, e estes podem ser identificados por conta própria ou com a ajuda de um terapeuta. Por isso, atualmente, uma das melhores ferramentas para lidar com os sintomas de ansiedade é a psicoterapia.

Algumas vezes, os caminhos que levam à ansiedade podem ser óbvios, como o consumo excessivo de algumas substâncias (álcool, café e cigarro). Mas há também aqueles que são menos óbvios, que podem levar mais tempo para serem descobertos. Geralmente estes envolvem dificuldades financeiras e problemas no trabalho.

Assim, qualquer situação pode nos impactar, sendo importante ter algum tipo de apoio extra, através da terapia, mentores, familiares e amigos.

Após descobrir quais são os gatilhos, o ideal é evitar sua exposição a eles ou tentar limitá-los na medida do possível. Mas, caso não consiga reduzir esse contato, como um ambiente de trabalho estressante, por exemplo, que não pode ser mudado no momento, outras técnicas de enfrentamento podem ajudar.

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

WheyProtein

Comments


bottom of page