O Morosil® é feito do extrato de laranja moro (Citrus sinensis (L) Osbeck ou Citrus aurantium dulcis). Essa fruta é cultivada em torno do vulcão Etna na região da Sicília na Itália. A laranja Moro se destaca pela aparência e coloração vermelha, sendo a principal fonte de antocianidinas, um excelente antioxidante. Além disso, ela também possui maior teor de vitamina C e compostos fenólicos quando comparadas a outras espécies.
O Morosil® serve como um complemento alimentar que proporciona diversos efeitos benéficos. A ciência tem descoberto surpreendentes resultados do Morosil® na saúde humana e, entre os principais, estão: apoio à perda de gordura e emagrecimento, melhora da saúde intestinal e sensibilidade à insulina.
Morosil® emagrece? O extrato de laranja Moro é amplamente utilizado em suplementos dietéticos com a proposta de auxiliar na perda de peso e diminuição de medidas. Isso ocorre porque, de acordo com um estudo, seus compostos parecem diminuir a expressão de alguns genes envolvidos na síntese de gordura. Além disso, aumentam a quebra e a oxidação dos ácidos graxos. Assim, a laranja Moro pode ajudar impedindo que essa gordura queimada se forme novamente. Outra explicação para o Morosil® ser muito utilizado no emagrecimento é devido a ação dos seus componentes antioxidantes na mitocôndria. Um estudo viu que a cianidina-3-glicosídeo (principal antocianina do extrato de laranja Moro) pode atenuar a inflamação do tecido adiposo e melhorar a biogênese mitocondrial. A mitocôndria desempenha um papel fundamental no tecido adiposo, regulando o gasto de energia, a homeostase de lipídios e glicose e a diferenciação de adipócitos (células de gordura). É seguro para perda de barriga? Uma das ações mais conhecidas do Morosil® é sobre a perda de gordura. O mecanismo desse efeito se dá por sua combinação de compostos que, de acordo com um estudo, atuam de forma sinérgica, tanto na quebra de gordura (lipólise) quanto na queima de gordura (β-oxidação). Mas, e depois de quebrada, por onde sai a gordura? Essa gordura é utilizada como fonte de energia por meio de um processo bioquímico chamado β-oxidação. Esse processo transforma a gordura em ATP (energia) e gera 2 subprodutos, o CO2, que sai pelos pulmões, e a água, que sai pela urina e pelo suor. No entanto, a maior parte da gordura sai na forma de água e CO2 (gás carbônico). Por isso, a associação da prática de exercícios físicos é fundamental quando se usa o Morosil® para o emagrecimento. Ajuda mesmo na redução de medidas? Um estudo clínico que observou o efeito da suplementação diária de Morosil demonstrou resultados surpreendentes! A suplementação foi capaz de induzir uma redução significativa no índice de massa corporal (IMC), redução de peso, circunferência da cintura e do quadril. Esses achados sugerem que os ativos presentes no Morosil interferem no acúmulo de gordura, podendo ser bastante conveniente no controle de peso. Tratando de estudos clínicos em humanos, um estudo recente foi conduzido com 60 pessoas que tomaram o extrato de laranja Moro. Os resultados mostraram que a ingestão diária do Morosil foi capaz de reduzir todos os parâmetros avaliados, incluindo peso corporal, IMC e circunferência da cintura. Os resultados do Morosil sobre a redução de medidas são de fato surpreendentes até o momento. Saiba mais: 2 mitos e 3 verdades sobre a laranja Moro.
Como o Morosil® age no organismo para o emagrecimento?
São os seguintes compostos bioativos da laranja moro que participam do mecanismo de ação para o emagrecimento:
antocianinas (cianidina-3-O-β-glucosídeo);
compostos fenólicos (naringenina e hesperetina;
alcaloides (sinefrina);
ácido ascórbico (vitamina C);
ácidos hidroxicinâmicos (ácido ferúlico).
Essa combinação de compostos parece atuar de forma sinérgica, potencializando seu efeito quando associada a outros protocolos de emagrecimento.
Antes de explicar o mecanismo de ação dos compostos da laranja moro no emagrecimento, é importante explicar os seguintes conceitos básicos sobre o metabolismo de gorduras:
lipogênese: formação de gordura que será armazenada no fígado e no tecido adiposo;
lipólise: quebra da gordura;
β-oxidação lipídica: queima de gordura.
Para que haja emagrecimento, é fundamental que a lipólise ocorra e a β-oxidação também, pois uma gordura que sofreu somente lipólise (quebra), se não for queimada para gerar energia, servirá para formar gordura novamente (lipogênese).
Comments